Você sonha com o seu grande dia; descontraído, leve, informal e em contato com a natureza? Esse artigo é pra você! Nele vamos explicar várias coisas importantes para que o seu casamento seja perfeito:
- Escolhendo a praia
- Escolhendo o local da recepção
- Escolhendo o buffet
- Escolhendo a cerimônia
- Dicas de como economizar
Escolhendo a praia
Pense na viagem que os seus convidados terão que fazer. O ideal é que esta praia fique no meio do caminho entre as duas famílias, para não gerar desconforto em nenhum dos dois lados. Se por exemplo a família de um está mais concentrada em Minas Gerais, a família do outro em São Paulo, de repente uma praia em Ubatuba-SP seria perfeita para a cerimônia e festa de casamento, pois em Ubatuba existem centenas de fornecedores de casamentos e muita atividade nesse ramo.
Outro fator a ser levado em conta é o número de convidados e a mobilidade dos mesmos. Não adianta escolher uma ilha se a sua avó não consegue subir no barquinho pra chegar até lá, concorda? Faça uma lista de convidados, faça orçamentos com buffets na cidade e peça indicações de praias e locais para o casamento. Com o número de convidados, e sabendo quem são, você vai saber se dá pra ir pra ilha, ou de repente uma praia que tenha estacionamento privado, com um quiosque que comporte seus 250 convidados.
Pense também na hospedagem e no final da festa. Os motoristas vão beber? Vão precisar dirigir bêbados? Ou vocês vão alugar vans pra buscar todo mundo no hotel e depois levar para o mesmo hotel? Ou um roteiro de hotéis que fazem sentido, na mesma rota, assim a vai vai passando e deixando as pessoas. Ou então pense num hotel pé na areia, onde todos poderão se hospedar já no local onde será a festa, esta sem dúvida é a melhor opção.
Escolhendo o local da recepção
Muitas noivas pensam em organizar algo simples na praia e depois levar os convidados para uma casa de Airbnb. Cuidado! Você verificou se o os vizinhos não vão reclamar? Se o dono da casa permite? Se a fossa é grande o suficiente para que todos os seus convidados usem o banheiro várias vezes durante a festa? E a eletricidade está novinha pra aguentar as caixas de som do DJ?
Um hotel, ou resort é a opção mais segura, nem sempre a mais barata. Mas se você farão a recepção num quiosque pensem nisso, nos detalhes da festa, e se for o caso aluguem banheiros químicos, um gerador de energia elétrica. Tudo é possível, e é fácil realizar o seu casamento sem imprevistos, basta pensar nos detalhes. A assessora de casamentos Hellen Nogueira fez um podcast falando sobre 10 DESGRAÇAS QUE ACONTECEM EM CASAMENTOS, se quiser ouvir é só clicar!
Escolhendo o buffet
Prefira sempre escolher um buffet local, quando se trata de casamento no litoral. Eles já conhecem os locais, já sabem como são as cozinhas, ou se não sabem fica fácil pra fazer a visita técnica da cozinha antes do evento, isso já elimina 80% das chances de algo dar errado. Além disso os buffets locais oferecem comida fresca, dos pescadores locais, muitas vezes comidas caiçaras, típicas da região, que são uma delícia e leves para se comer na praia.
Lembre-se que o seu cardápio tem tudo a ver com o clima, então meses frios, pode ser que a praia esteja fria, ventos frios à noite. Muitas vezes uma comida quente cai bem, e está sendo cada vez mais comum vermos casamentos com churrascos, na praia. Alguns buffets estão se especializando nisso para garantir que nenhum convidado saia falando que passou forme com os canapés.
Escolhendo a cerimônia
De acordo com o celebrante de casamentos em Ubatuba, Daniel Santos, são vários tipos de cerimônia, e dentro desses tipos ainda existem os subtipos;
- casamento religoso sem efeito civil
- casamento religioso com efeito civil
- casamento civil no cartório
- casamento civil em diligência
- casamento social
Lembrando que dentro de casamento religioso, temos os casamentos evangélicos, católicos, umbandistas, judeus, cada religião tem seus ritos para a formação de uma nova família e precisam ser respeitados de acordo com as crenças dos noivos. E no casamento social é possível adotar várias cerimônias, como a cerimônia das areias, da garrafa de vinho, das velas, da lavagem dos pés, enfim, uma infinidade de cerimônias disponíveis para que sejam realizadas a critério e gosto dos noivos e seus familiares.
Caso você queira entender um pouquinho mais sobre os tipos de casamento, sobretudo os casamentos com efeito civil na praia, sugerimos o site: celebranteubatuba.com
Dicas de como economizar
Você pensou em se casar num sábado ao pôr do sol, com o pé na areia, advinhei? Pois é, essa é a primeira ideia da grande maioria das noivas. E justamente por ser o dia e horário mais disputado, é também o mais caro para todos os fornecedores. Quer economizar 30% na realização dele. Faça no domingo. Domingo de manhã nascer do sol é lindo e depois um almoço em família, se vocês não são baladeiros esta é a pedida ideal para uma festa de casamento com almoço e música ambiente. E quem sabe vocês até podem continuar mais tarde em outro lugar com os amigos mais próximos, mais jovens, que gostam das mesmas músicas que vocês. Uma coisa é certa, casamento no nascer do sol é mágico e lindo.
Procure por pacotes de casamento. Algumas empresas oferecem pacotes como; local, buffet, dj e decoração, tudo junto. Outras fazem pacote só da cerimônia com decoração, celebrante, fotógrafo e cerimonialista. Pesquise por pacotes, porque com esses pacotes essas empresas conseguem espremer margens. O mesmo funcionário que ajuda na montagem da decoração, toma uma banho, troca de roupa e ajuda no buffet.
Feche um hotel com a hospedagem e ganhe o espaço para a festa do seu casamento. Isso mesmo, converse com seus convidados e veja se todos podem pagar pela hospedagem do hotel que você gostou, se você fechar todos os quartos do hotel com seus convidados não tem motivos para a gerente não deixar você realizar a festa ali mesmo. E o hotel vai ficar feliz da vida, lotação de 100% que não é comum, somente em altas temporadas.
Evite as altas temporadas, claro. Muita gente procurando por um hotel significa aumento de preços. À partir de abril as coisas no litoral já começam a voltar ao normal, sobretudo depois do carnaval os preços caem drasticamente. Enfim, esperamos que este post tenha te ajudado de alguma forma, e te feito ver que é possível economizar de várias maneiras, realizando o seu sonho, seja criativa!
Equipe Casamentonapraia.blog.br