Escolha bem suas palavras-chave
É fundamental fazer uma pesquisa de palavras-chave antes de otimizar sua página web, ou seja, escolher as palavras-chave que os usuários usam para encontrar negócios como o seu. Para ajudá-lo, criamos este texto com estratégias aplicadas na consultoria seo Webtrends para auxiliar em seu trabalho de seo.
Publique conteúdo de qualidade com base na intenção de pesquisa
A intenção de busca do usuário se tornou um dos fatores que o Google mais leva em conta após a última atualização de seu algoritmo. O mecanismo de pesquisa deseja mostrar resultados que respondam rapidamente à consulta do usuário . Portanto, você deve tentar saber o que o usuário deseja encontrar ao digitar uma determinada palavra- chave .
Por outro lado, você deve escrever conteúdo valioso, pois se faltar, o usuário não perderá tempo com isso e retornará ao SERP para clicar no próximo resultado. Isso resultará em uma queda mais do que provável nas posições do seu site em relação a essa palavra-chave e um aumento na taxa de rejeição.
Otimize a velocidade de carregamento da página
De acordo com um relatório do Google, “22% dos usuários fecham a guia se a web demorar mais de três segundos para abrir totalmente”. Por isso, melhorar os tempos de carregamento do seu site deve ser parte fundamental da sua estratégia para aparecer no Google.
AMP ( Accelerated Mobile Pages) são a melhor opção para oferecer uma boa experiência mobile aos seus usuários e reduzir a taxa de abandono.
Implementar o certificado de segurança
Você notou se sua página da web começa com HTTP ou HTTPS ? Você notou que seu navegador exibe uma mensagem de aviso quando você entra em páginas que são HTTP?
Em 2017, o Google introduziu um fator de segurança com o protocolo de conexão HTTPS, que se traduz em maior criptografia de tráfego, maior nível de proteção de seus dados pessoais e maior controle contra ataques de phishing e outras ameaças.
Se o seu site ainda possui o protocolo HTTP, você deve tomar as providências para que seus usuários naveguem por um ambiente seguro e possam compartilhar informações de forma confiável.
Tenha uma arquitetura web correta e uma boa experiência do usuário
A arquitetura web consiste em hierarquizar as informações da sua página web e serve para facilitar o agrupamento visual dos conteúdos. Projetar uma boa arquitetura web é essencial para que o usuário navegue com facilidade e consiga realizar ações rapidamente.
Seguindo essa ideia, a experiência do usuário é composta por esses elementos relacionados à interação do usuário e são fundamentais para gerar uma percepção positiva ou negativa do seu site.
Obtenha um bom link interno e que outras páginas sejam vinculadas a você
Adicionar links internos e obter links externos de outras páginas com autoridade média-alta ajudará você a ter uma classificação mais alta. A estratégia de construção de links é chamada de “construção de backlinks”.
Os aspectos mais importantes que você deve levar em conta na sua estratégia de link building são a naturalidade e o bom senso. Você deve ser consistente com o conteúdo e o tema do seu site ao pedir para ser vinculado e não deve seguir padrões automáticos. Se desejar acelerar as coisas, é preciso escolher uma agência para link building confiável.
Quanto tempo demora para aparecer na Internet? Um site leva em média de 3 a 6 meses para ranquear no Google, mas isso depende de centenas de fatores. Conhecer as tendências e fatores de SEO é essencial para sair na primeira posição.
Apareça em primeiro lugar na SERP graças ao Google Ads
Esse é o outro método que você pode usar para aparecer no Google, embora recomendemos que você tenha especialistas em Google Ads para gerenciar as campanhas. Requer algum investimento, mas seus resultados são vistos imediatamente.
Atualmente, o Google mostra até quatro resultados pagos antes do primeiro resultado orgânico, fazendo com que seu anúncio se destaque mais cedo. Estamos falando principalmente de anúncios de pesquisa (texto), mas você também pode exibir anúncios gráficos, em vídeo ou de compras (se tiver uma loja online).
Estes são os aspectos básicos que você deve levar em conta na sua estratégia:
- Palavras-chave e correspondência
- Escolher as palavras- chave é o primeiro passo que você deve dar em sua jornada pelo Google Ads:
- Pense em quais produtos ou serviços você deseja anunciar.
- Faça uma pesquisa de palavras-chave.
- Escolha a correspondência de palavras: ampla, ampla modificada, frase, exata.
- Crie uma lista de palavras-chave negativas para que seus anúncios sejam excluídos.
Dica: Use as palavras-chave nos textos e na sua landing page. Isso fará com que a qualidade de seus anúncios seja alta e seu CPC baixo.
Concorrência
Sua concorrência está anunciando para essas palavras-chave? Quais são suas propostas de valor? Como você pode se diferenciar? Estude seus concorrentes antes de lançar qualquer campanha.
O lance
Existem diferentes estratégias de lances no Google Ads : CPC manual, CPC otimizado, maximizar cliques, maximizar conversões, CPA desejado, ROAS desejado… Você deve levar em consideração seus objetivos ao escolher uma estratégia. Por exemplo, se você deseja gerar tráfego para seu website e poder oferecer mais lances para algumas palavras-chave do que para outras, recomendamos o custo por clique.
CTR
É a porcentagem de cliques que seu anúncio recebe em relação ao número de impressões. A CTR é uma métrica fundamental no Google Ads e marca o sucesso de suas campanhas. Se o seu anúncio é exibido muitas vezes, mas poucos usuários clicam, isso significa que ele não é atraente ou que não responde às suas pesquisas.
Landing page o página de destino
Sua página de destino deve ser visualmente atraente e ter os seguintes elementos:
- Um título curto, direto e atraente que responde às suas palavras-chave.
- Um formulário simples: quanto menos campos, mais fácil será para o usuário preenchê-lo.
- Conteúdo que explica sua proposta de valor, bem como os benefícios ou problemas que seus produtos ou serviços resolvem.
- Uma chamada para ação ou CTA: seu objetivo é marcar uma consulta? Em caso afirmativo, coloque um botão que diz “Quero marcar uma consulta” ao lado do formulário.
- Depoimentos reais de outros clientes, reconhecimentos, referências e prêmios, pois têm muito peso na decisão de compra do usuário.
Além disso, você deve minimizar os pontos de fuga para que o usuário se concentre apenas na sua oferta.
Por fim, recomendamos que as mensagens enviadas sejam direcionadas à sua Buyer Persona ou cliente ideal. Para criar o seu, você pode usar esses dois recursos que preparamos para você: o e-book e o template.