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Após pensar bastante, você chega a sua ideia final e inicia a jornada de começar seu próprio negócio na internet. Como é algo online inicialmente parece ser algo bastante fácil de ser executado, afinal, a maioria das pessoas hoje em dia procura por produtos na internet, certo?

Vender online leva a concorrência da marca a um nível global. Com cerca de 1 bilhão de sites por aí, as empresas online precisam investir em publicidade no Facebook e em outras redes sociais para se diferenciar estrategicamente e atrair clientes.

Além do fato de que os compradores possuem muitas opções online, e estão cada vez mais conscientes sobre preço e qualidade, devido à prontidão das informações que a Internet fornece.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas que vão transformar a sua loja virtual em um sucesso.

1. Entenda seu público-alvo.

Ao projetar sua loja online, é essencial ter uma perspectiva do seu público alvo. Um dos maiores desafios do e-commerce é a incapacidade de tocar, sentir, cheirar ou ver os produtos (ainda).

Isso significa que você precisa dar todas as ferramentas necessárias para que os clientes se sintam confortáveis ao tomar sua decisão de compra.

Para isso, você precisa conhecer as necessidades, motivações e a forma como ele ou ela interage com a tecnologia.

Aplicando os princípios da experiência do usuário (UX), você criará um site fácil de navegar, útil e confiável. Algumas das principais práticas recomendadas do UX são:

  • Siga convenções para tornar o site fácil e intuitivo de usar. Não faça seus usuários pensarem; eles devem ser capazes de fazer.
  • Seja simples! Nos projetos UX, a opção mais simples e fácil de usar é quase sempre a melhor.
  • Certifique-se de que seu site parece confiável e legítimo. Corrija erros, tenha conteúdos atualizados, mantenha seus links atualizados, certifique-se de que todos os links são para referências confiáveis de terceiros, forneça uma página informativa e pessoal “sobre nós”, etc.

2. Organize um planejamento financeiro.

A facilidade de se montar uma loja online, geralmente faz com que esse empreendedor não se preocupe com as finanças. No entanto, isto é fundamental.

Pense nas suas vendas, os produtos serão de produção própria ou serão uma revenda? Ao definir esta matéria-prima, ficará mais fácil elaborar os preços finais e procurar fornecedores de qualidade.

Esse planejamento deve ser o mais criterioso, ele irá compor grande parte do sucesso desta loja.

3. Inclua depoimentos autênticos

Incluir depoimentos e avaliações de produtos é uma ótima maneira de se integrar às mídias sociais e reduzir a ansiedade dos compradores.

Como mencionado anteriormente, uma vez que o e-commerce não permite que os usuários experimentem os produtos pessoalmente, fornecer avaliações autênticas de clientes é uma maneira muito eficaz de ajudar os visitantes a superar o medo de comprar online.

As empresas podem fazer isso através de e-mail marketing, adotando estratégias que incentivem os compradores a dar feedback sobre sua experiência com o produto e a loja, e integrando comentários nas mídias sociais na página de produtos.

A maioria dos clientes hoje confia mais em outros compradores do que nas informações de produtos concedidos pela empresa, por isso a prova social é um elemento crucial para encorajar os visitantes a dar um passo em direção à página de checkout.

4. Seu checkout é sua vida.

Uma vez que o visitante esteja na página de checkout, você precisa garantir que não há barreiras para que ele ou ela complete a compra.

Reduzir as taxas de “carrinho abandonado” é uma das maiores dificuldades para os varejistas online. O atrito que faz com que os clientes deixem o site no momento do pagamento pode ser reduzido na construção do site.

A melhor maneira de garantir que seu processo de checkout seja eficaz é torná-lo o mais simples possível. Você pode contar com uma empresa especialista em criação de lojas virtuais em Porto Alegre como a Agência 3G Planning, eles farão todos os testes necessários através de muitas abordagens:

  • Eliminando a necessidade de criação de contas
  • Reduzindo o número de telas que o cliente tem que passar
  • Exigir apenas informações necessárias em campos de formulário e usar o preenchimento automático sempre que for possível
  • Economizando informações sobre faturamento, envio e pagamento
  • Fornecendo diferentes opções de pagamento

5. Teste, teste, teste…

Você criou seu site e ele está parecendo incrível. Agora é um dos passos mais importantes para o sucesso: o teste.

Antes, durante e após o lançamento de sua loja online, você tem que gastar tempo testando e analisando a eficácia da sua ferramenta.

Mais uma vez, você precisa colocar os clientes em primeiro lugar e pensar o que está funcionando e o que poderia melhorar sua experiência.

Existem diferentes elementos e maneiras de testar seu site de e-commerce. No entanto, é importante principalmente realizar esses testes:

  • Teste de usabilidade
  • Teste A/B
  • Testes de segurança
  • Teste de desempenho
  • Testes de transações

 Embora testar todo o site seja importante, é mais eficiente focar na jornada de checkout, que inclui todas as etapas pelas quais os usuários passam ao comprar algo em seu site.

Finalmente, testar constantemente, analisar e melhorar esses parâmetros garantirá que seu site se destaque na competição.

Como você pode ver, construir um site de e-commerce de sucesso não é fácil, requer muito trabalho e dedicação atenta a todas as etapas. No entanto, todo o esforço valerá a pena quando sua máquina de vendas online estiver pronta para ser lançada e quando estiver fornecendo os resultados incríveis que você merece.

Portanto, não deixe que os desafios nesta indústria o impeçam de ser um varejista online de sucesso, a criação de loja virtual pode ser algo que trará muito sucesso financeiro para você.

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Carla Brito