Site Loader

Por conta de sua resistência a corrosão, as esqudrias de alumínio apresentar longa durabilidade, sendo um dos tratamentos do alumínio que se completam com os da superfície, por exemplo a anodização. Caso você busque por uma esquadria que tenha um longa estado de funcionamento, é preciso tomar alguns cuidados com a manutenção. 

Veja as dicas de como fazer a devida manutenção no texto que preparamos para esclarecer e tirar todas as dúvidas. 

Como fazer a limpeza e conservar as esquadrias de alumínio?

Para que as suas esquadrias de alumínio sempre se mantenha limpas e com a aparência conservada, é preciso fazer a limpeza com detergente neutro e água. A esfregando com uma esponja, nunca com a parte áspera, ou um pano macio. 

Caso você more em uma casa localizada na zona rural ou urbana, indicamos que a limpeza seja efetuada ao mínimo durante 12 meses.  Mas a cada 3 meses caso more em uma zona marítima ou também em industrial. 

Faça a limpeza dos trilhos e a Manutenção De Esquadrias De Alumínio Em Campinas de suas portas de correr de forma regular, evitando que a poeira acumule nesses locais. Ao passar do tempo, a poeira pode danificar o desempenho das roldanas dessas peças. 

Vale lembrar que você não pode deixar que tinta, ácidos, cimento, cal e gesso deixe respingos no local. Se isso vier a acontecer, limpe imediatamente o local com um pano úmido, e depois com uma flanela que esteja seca. 

Caso precise remover fuligem, faça a limpeza com água quente e depois seque com um pano macio. Se a esquadrias de alumínio estejam sujas com detritos de pássaros, faça a lavagem com água e sabão, e depois enxague e seque a área, usando novamente um pano seco e macio. 

Depois de realizar a limpeza, de qualquer um dos métodos acima, aconselha-se que você faça uma aplicação de cera ou de removedores a base de cera. Não use detergente com fórmula em saponáceos, esponja de aço ou qualquer material que seja abrasivo. também não utilize ácidos ou alcalinos, isso porque eles podem fazer com que a sua tintura fique opaca ou então pode se manchar a anodização.

Além disso, evite utilizar objetos cortantes para fazer a limpeza dos cantinhos mais difíceis de alcançar. Ao invés disso, use um pincel que tenha as suas cerdas macias. 

Outra coisa importante é não utilizar nenhum produto derivado do petróleo, ou seja, nada de thinner, removedor, vaselina, entre outros. Isso porque eles possuem em sua composição componentes que podem atrair partículas de poeira, agindo como abrasivos, fazendo com que a vida útil do acabamento seja diminuída. Além disso eles também podem ressecar o plástico e a borracha, perdendo a ação vedadora do acessório. 

Como fazer a manutenção das esquadrias de alumínio?

Realizar a manutenção das esquadrias se consiste em trocar as peças que não estão mais em perfeito estado de conservamento, sendo assim:

– Fazer a troca das roldanas;

– Fazer a troca das borrachas de vedação;

– Fazer a troca do vidro;

– Fazer a troca do fecho ou da fechadura;

– E também trocar as dobradiças.

Essa manutenção também pode ser preventiva, ou seja, verificar e fazer a troca dos acessórios antes que apresentem mau funcionamento, sendo prejudicial a outras peças. 

Como restaurar as esquadrias de alumínio? 

Esse já é um serviço muito mais detalhado que a manutenção. O serviço consiste em fazer a restauração da esquadria por inteiro, ou seja:

– Fazer a troca das roldanas;

– Fazer a troca dos vidros;

– Fazer a troca das fechaduras e dos puxadores;

– E também trocar as dobradiças.

A restauração vai ser o serviço completo, fazendo com que a sua esquadria ganhe um aspecto de peça nova. 

Caio