A experiência do usuário para sites B2B tem algumas diferenças em relação ao B2C. Abaixo, veremos algumas das peculiaridades dos usuários B2B e por que eles precisam ter um UX diferente dos usuários dos sites B2C.
Por que você precisa de uma estratégia e objetivos orientados a dados no que diz respeito ao UX for B2B?
Parte da missão de web designers de experiência do usuário (UX) exige que a distância entre as necessidades do usuário e as metas de negócios seja reduzida. Na maioria das vezes, não é uma tarefa fácil.
Quando se trata do UX do site business-to-business (B2B), a estratégia e os dados devem nos ajudar a escolher e saber onde, quando e como um usuário interage com o site.
Fonte: dribbble.com
Por que o comportamento on-line B2B é diferente do B2C
A maior diferença é o tempo do seu processo de compra (AIDA). As compras e decisões de B2B não são tomadas rapidamente ; Os usuários raramente tomam decisões momentos após entrar em uma página.
Um site B2B serve para validar a legitimidade do negócio, oferecendo conteúdo relevante de várias maneiras para diversos públicos. A chave, nesse tipo de empresa, é criar confiança . Essa abordagem ajuda a atingir o objetivo de convencer os diferentes membros de uma empresa, que é a melhor escolha.
O conteúdo que compartilhamos deve atingir vários níveis / camadas de informação. Diferentemente dos sites business-to-consumer (B2C), precisamos fornecer mais detalhes e informações não apenas sobre o produto, mas também sobre a empresa que o fornece. O usuário precisa encontrar especificações, recursos, guias e práticas recomendadas, por exemplo. Novamente, construir confiança é fundamental .
Quando as empresas pretendem gastar milhares de euros em um fornecedor, geralmente pesquisam a empresa antes de entrar em contato. Esse processo pode levar mais de seis meses. Nesse cenário, o usuário pode visitar o site várias vezes, compartilhar páginas com os membros do conselho de administração e baixar conteúdo valioso (guias, ebooks, infográficos, apresentações) para continuar pesquisando. Esse processo é muito diferente do de um consumidor que visita um site, vê algo de que gosta e gasta 20 euros por essa compra.
Com isso em mente, temos que tratar dados / informações, estratégias e abordagens de maneira diferente.
Então, o que o design de UX exige para um site B2B ? Mais do que você imagina. Para começar, vamos dar uma olhada no que o UX é e não é, no contexto do marketing B2B.
O que não é UX
UX não é design de interface.
A experiência do usuário (UX) e a interface do usuário (UI) são dois elementos separados, muitas vezes incompreendidos, do web design. Enquanto a interface do usuário se concentra na aparência, na funcionalidade e na página , o UX leva em conta a história que o site conta quando um usuário flui e navega por ela. O UX se concentra na jornada do cliente, incutindo confiança na marca e, finalmente, levando a uma decisão.
UX não é opcional.
UX não é um prato em um menu; é a espinha dorsal na qual o site é construído . Se deixarmos o design de UX baseado em dados de lado, acabamos tendo páginas sem um foco claro no que o usuário deseja e precisa a qualquer momento.
UX não é apenas sobre experiência.
Além da experiência, o UX envolve uma estratégia desenvolvida por meio de pesquisa do setor / setor específica para clientes, grupos de usuários do setor e concorrentes. Um designer de UX precisa entender completamente o produto ou serviço para garantir que o site o transmita aos usuários de maneira clara e concisa.
Então, o que é UX?
- O UX é uma equipe colaborativa entre cópias, designers, estrategistas e desenvolvedores do UX.
- UX é um equilíbrio entre lucratividade, viabilidade tecnológica e necessidades do usuário.
- O UX envolve os usuários através da conclusão de certas metas.
Agora que temos uma compreensão clara do que é ou não o UX, vamos voltar nossa atenção para os recursos e técnicas do UX.
Descoberta do usuário
A primeira tática é garantir que seu público-alvo o veja ou encontre. Isso significa que você precisa de otimização de mecanismo de busca (SEO). O SEO é uma das ações mais importantes que as empresas precisam desenvolver e trabalhar constantemente.
A maioria das pessoas está confusa sobre o que precisa quando se trata de SEO, o que não é uma surpresa, pois existem mais de 200 fatores no algoritmo do Google. Mas poderíamos resumir em “4 fatores críticos”:
1) SEO técnico (rastreabilidade e indexação)
2) SEO na página (conteúdo e links internos)
3) SEO Off Page (autoridade através de links externos)
4) WPO
Sejam compradores, engenheiros ou CEOs, o primeiro passo para oferecer aos usuários a experiência que eles desejam é fazer com que os tomadores de decisão vejam o site.
Dê aos usuários a experiência que eles desejam
Cada usuário tem objetivos, necessidades ou motivos diferentes para visitar um site. Além disso, cada usuário tem uma perspectiva diferente do que está procurando, seja para pesquisar, comprar ou simplesmente validar a empresa como um fornecedor futuro.
Devido aos vários caminhos necessários para garantir que um site forneça contexto para todos os usuários e forneça uma experiência intuitiva, uma tática essencial é criar uma jornada do cliente sem atrito ou frustrante para a conclusão da tarefa.
Como fazemos?
Tudo começa com clareza. A linguagem clara nas mensagens de sua marca ; segmentar pessoas mais velhas ou mais jovens, impulsionar a comunicação com seu público. Lembre-se, qual é o idioma usado pelo seu público ? Técnico, formal, informal. Se você não fala o idioma do seu público, dificilmente conseguirá alcançá-lo.
Além da clareza, devemos nos concentrar na simplicidade . Isso significa fazer todos os esforços para minimizar as etapas para concluir as tarefas do usuário. Por exemplo, os formulários de duas páginas costumam ser um grande ponto de discórdia para os usuários. Os usuários são preguiçosos por natureza. Quando se trata de taxas de preenchimento de formulários, observa-se que o número de campos deve estar entre 3 e 7.
Além de clareza e simplicidade, transmitir um único foco é outro fator importante. Por exemplo, se você deseja que um usuário conclua a tarefa A, inserir a tarefa B no meio da tarefa A é contraproducente. Mantenha os usuários em um caminho claramente definido até atingirem o destino desejado, removendo obstáculos e eliminando desvios.
Outra consideração importante é o engajamento por meio da interação . Se um usuário entrar em contato com um site estático que não possui todos os tipos de interação, é menos provável que ele complete uma meta em comparação com um usuário que foi comprometido, através da criação de UX, o design da interface e micro-interações.
O objetivo final
Qual é o objetivo final dos usuários que visitam seu site? Conseguir a conversão dos usuários é a chave ; Seja a coleta de dados, a compra de produtos ou o download de conteúdo. Acompanhe-os em um caminho livre de obstáculos e sem a possibilidade de se perder. Enquanto isso, eles retornarão.