Para muitas pessoas, caminhar é o mais simples possível quando se trata de exercícios e atividades físicas.
E não há nada de errado com a simplicidade. Além do mais, seu médico ortopedista vai amar a ideia de colocar seu corpo para movimentar, ajudando na circulação sanguínea e fortalecendo os ossos.
Portanto, não deve ser surpresa que caminhar pode ser parte integrante da manutenção de uma boa saúde.
Dan Lieberman , um cientista evolucionário da Universidade de Harvard , chega ao ponto de chamar o exercício moderno tradicional de não natural.
“Quando as pessoas não se exercitam, nós as rotulamos de preguiçosas, mas na verdade estão fazendo o que evoluímos para fazer – que é evitar atividades físicas desnecessárias”, disse ele.
Agora, isso não significa que você deva cancelar sua inscrição na academia ou jogar fora seus pesos livres. Mas permanece o fato de que caminhar é uma maneira simples e fácil de atender às recomendações de atividade física diária.
Os adultos devem fazer cerca de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, o que equivale a 30 minutos de caminhada cinco dias por semana.
Quais são alguns benefícios mais específicos para a saúde associados a caminhar 30 minutos por dia? Continue lendo para aprender mais.
- Melhor cognição e memória
Adicionar um pouco de caminhada à sua rotina diária tem mostrado um impulso cerebral sério. Considere os resultados deste estudo, publicados em Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os pesquisadores instruíram um grupo de estudantes universitários a praticar exercícios rápidos e moderados de 10 minutos, como uma curta caminhada.
Com certeza, os alunos tiveram um desempenho muito melhor depois de passar nas avaliações de cognição e memória.
Se apenas 10 minutos de caminhada são benéficos para a memória, é seguro teorizar que adicionar 20 minutos extras poderia ser muito mais útil.
- Uma vida mais longa
Não há maior benefício para a saúde do que uma vida mais longa. Uma pesquisa relata que adultos mais velhos (idade média: 69) caminhando por 150 minutos por semana (ou 30 minutos diários por cinco dias por semana) tinham 67% menos probabilidade de morrer por qualquer causa em comparação com os menos ativos indivíduos.
Cada instância de exercício leve de 30 minutos (como caminhar) foi associada a um risco 20% menor de morrer por qualquer causa. O estudo abrangeu mais de 1.200 indivíduos.
Da mesma forma, outro estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que caminhar por cerca de 20 minutos por dia reduz o risco de morte em até 30%.
Participantes muito sedentários colheram as maiores recompensas para a saúde adotando um regime de caminhada diária.
As maiores reduções no risco de mortalidade foram observadas entre os dois grupos de menor atividade nos níveis de adiposidade geral e abdominal, o que sugere que os esforços para encorajar até mesmo pequenos aumentos na atividade em indivíduos inativos podem ser benéficos para a saúde pública.
- Um coração saudável
Caminhar 30 minutos por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca e derrame em até 35% e o risco de diabetes tipo 2 em até 40%.
Caminhar também aumenta a frequência cardíaca, fortalece os músculos do coração e aumenta a circulação sanguínea, o que significa que mais nutrientes essenciais e oxigênio podem chegar aos órgãos.
Além disso, seguir um regime de caminhada constante ajuda a melhorar a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso e os níveis de colesterol total.
- Mais criatividade
Procurando inspiração para o seu próximo projeto de paixão? Experimente dar uma caminhada para clarear a cabeça.
Muitas pesquisas relacionaram o caminhar com o aprimoramento da criatividade. Este estudo publicado no ano passado na Scientific Reports descobriu que atividade física, humor positivo e criatividade estavam todos “associados entre si”.
Em termos menos científicos, isso significa que quanto mais participantes caminharam e se moveram a cada dia, mais criativos e mais felizes eles relataram se sentir.
O pensamento criativo experimenta um impulso enquanto as pessoas caminham e logo depois disso.
Notavelmente, não importa se você está ao ar livre ou em uma esteira, contanto que você esteja caminhando.
- Mais benefícios para o cérebro
Já falamos sobre como caminhar pode melhorar a memória e a cognição. Agora, vamos mergulhar em mais um benefício neurológico associado a dar um passeio.
Há poucos anos, pesquisadores descobriram que as faíscas que caminhavam aumentavam o fluxo sanguíneo para o cérebro .
Mais fluxo sanguíneo para o cérebro significa mais energia, oxigênio e, em última análise, um desempenho neural mais forte. (Isso pode explicar os números 1 e 4 desta lista.)
Novos dados agora sugerem fortemente que o fluxo sanguíneo cerebral é muito dinâmico e depende diretamente das pressões aórticas cíclicas que interagem com os pulsos de pressão retrógrada de impactos nos pés”, diz o estudo. Em linguagem não científica: caminhar afeta diretamente os sistemas que enviam sangue para o cérebro.
- Previna o ganho de peso
Muitas pessoas acham que precisam fazer muitos exercícios intensos para manter o peso ideal. Surpreendentemente, pesquisas indicam que apenas 30 minutos de caminhada por dia são suficientes para apoiar o controle de peso saudável.
Do ponto de vista da prevenção, parece que os 30 minutos por dia evitarão que a maioria das pessoas ganhe peso adicional associado à inatividade.