Site Loader

Batista – Quando você chegar à igreja batista local, tire a poeira da sua melhor camisa pólo e calça. As mulheres devem usar saias longas o suficiente, para que não causem tropeço no irmão, exibindo muito tornozelo.

Capela do Calvário – Deus é digno do nosso melhor domingo, portanto, escolha suas melhores sandálias, shorts e camisa com estampado havaiano ao mostrar seu rosto em uma das cinquenta e oito igrejas da Capela do Calvário da sua cidade. 

Presbiteriano e reformado – A palavra-chave aqui é elegante. Ostente um terno de três peças, cartola e um monóculo.

Hoje, na igreja que freqüento, ninguém usa terno ou paletó esportivo, a menos que seja uma ocasião especial. E laços são vistos menos que casacos. Eu diria que menos de 5% das mulheres usam vestidos no domingo. Shorts, camisetas e sandálias são comumente usados ​​em climas mais quentes. Meu jovem filho se pergunta por que ele precisa se vestir para a igreja se eu lhe disser que vista um jeans melhor e uma camiseta mais bonita.

Na pequena denominação protestante a que pertenço, nenhum pastor que conheço prega de casaco ou gravata em um domingo típico. Pastores, membros da equipe de louvor e outros participantes da plataforma se vestem da mesma maneira que todo mundo, menos os shorts, camisetas e sandálias.

Essas mudanças no que as pessoas vestem na igreja refletem as mudanças culturais mais amplas nos últimos cinquenta anos em relação às roupas. Toda a cultura americana se escondeu. Isso produziu debates em grande parte geracionais sobre o vestuário apropriado da igreja. Aqueles que preferem roupas mais formais suspeitam que roupas casuais refletem uma atitude desrespeitosa e irreverente em relação a Deus. Quem prefere roupas casuais sente que isso reflete uma abordagem mais autêntica a Deus. Ou tem um caso bíblico?

O debate entre roupas formais e casuais da igreja é encolhido por pelo menos duas razões: 1. o partido pró-formal está encolhendo e 2. o remanescente pró-formal está tão em desvantagem que dificilmente vale a pena discutir.

A maioria das pessoas que lamentam a tendência casual chegou à maioridade em uma época em que o vestuário público em geral era mais formal. Eles, como a maioria das pessoas em todas as épocas, simplesmente assumiram suas próprias normas culturais. Simplesmente não era “certo” vestir roupas casuais em certos lugares, especialmente na igreja.”Podemos transformar qualquer item ou estilo de roupa em uma expressão de auto-adoração egocêntrica e auto-exaltada.”TweetCompartilhar no Facebook

Assim, à medida que as normas de vestuário cultural mudavam, e as pessoas – geralmente as mais jovens – começaram a usar roupas casuais nesses locais, incluindo a igreja, parecia “errado”. Parecia uma forma de desrespeito, até rebelião, em relação às gerações mais velhas. Na igreja, parecia desrespeito, até rebelião, para com Deus.

As roupas dentro de nós

“Se nos vestirmos com humildade, não importa como nos vestimos, honraremos e refletiremos a Cristo.”TweetCompartilhar no Facebook

Deus não especifica quais roupas externas o honram mais, porque ele se importa com o que nossos corações vestem. O que está dentro de nós o honra ou o desonra – o aborda com autenticidade ou com falta de autenticidade. Se nossos corações estão usando humildade, não importa o que vestirmos, vestiremos de maneira amorosa. Se nossos corações estão orgulhosos, roupas formais sempre serão desrespeitosas e roupas casuais sempre serão inautênticas.

Se nossos corações estão usando humildade, o que importa para nós é se Deus é glorificado e outros são amados. Mas se nossos corações estiverem orgulhosos, desconsideraremos a glória de Deus e a saúde espiritual de outras pessoas em favor de nossas preferências e liberdades pessoais.

E, no final, se nossos corações estiverem usando humildade, pensaremos em nossas roupas o mínimo possível quando nos aproximarmos de Deus juntos em adoração.

Roger Pena