Como a própria palavra indica, uma ração hipoalergênica é a que tem menor probabilidade de causar alergias. De forma geral, as rações hipoalergênicas são indicadas aos animais que apresentam alergias diversas. Essa definição é muito ampla, então leia o artigo abaixo e entenda mais sobre o assunto.
Se o animal for alérgico à carne, a dieta do salmão (por exemplo) será hipoalergênica. O mesmo não será mais verdade para outro cão alérgico ao salmão. Dessa forma a ração hipoalergênica escolhida deve ser de acordo com a alergia do seu animal.
Assim, é importante distinguir entre várias opções “hipoalergênicas” que existem. informação para fazer a escolha correta é fundamental:
- Dieta com fontes limitadas de proteínas e carboidratos
Quanto menos ingredientes potencialmente alergênicos na dieta, mais fácil é de se determinar qual é o alimento que realmente é responsável pelos sinais clínicos. Converse com o veterinário e peça indicação de uma ração hipoalergênica de poucos ingredientes para conseguir identificar o que faz mal ao seu cachorro.
- Dieta com uma nova fonte de proteína
Usando fontes de proteína que nunca entraram no corpo do animal, reduzimos a probabilidade de o sistema imunológico sensibilizar para eles, reduzindo a probabilidade de uma reação.
Essas dietas de prescrição veterinária são fabricadas em condições controladas. Geralmente eles são produzidos primeiro após a limpeza da linha de produção (para evitar contaminação e vestígios de ingredientes indesejados), e as proteínas contidas neles são submetidas a um tratamento especial, que é quebrado em pedaços tão pequenos que o sistema imunológico não consegue reconhecer.
Selecionando Alimentos
Dessas 3 opções “hipoalergênicas”, a única opção que deve ser usada para uma dieta de eliminação (parte do processo de diagnóstico de alergias alimentares) é uma dieta com proteína hidrolisada. Isso se deve ao difícil processo de fabricação ao qual está sujeito, ao contrário de outras opções.
Então busque uma ração hipoalergênica que atenda essa característica para alimentar seu cachorro ou gato.
Alguns animais têm um apetite muito caprichoso e, nesses casos, pode ser vantajoso recorrer a uma dieta de eliminação caseira equilibrada por um veterinário adequadamente treinado, usando uma lista de ingredientes limitados e uma nova fonte de proteína.
Ração Hipoalergênica
As rações hipoalergênicas tem pouquíssimos ingredientes, assim fica fácil mapear a alergia do seu animal de quatro patas.
Em todos os casos, o veterinário deve sempre recomendar a adaptação de uma dieta hipoalergênica para cães e gatos de acordo com a necessidade. No final, ele pode determinar melhor com qual alimento seu amiguinho não se dá bem e escolher o tipo perfeito de comida.
Como regra, a ração hipoalergênica é desenvolvida sem grãos e contêm carne nobre, como cordeiro e coelho. Além disso, eles apresentam proteínas de alta qualidade, como peixe, cordeiro ou outras aves, enquanto outros tipos podem não conter proteína animal.
Para saber qual ração hipoalergênica é melhor para o seu cachorro, é importante saber a qual ingrediente seu animal é alérgico. Converse com o veterinário.
É também um tipo de comida de cachorro que ajuda em outras partes do corpo, como cabelos, pele e intestino. Algumas marcas estão desenvolvendo dietas terapêuticas que ajudam até a tratar doenças, sem ter remédio em sua composição.
Caso ainda tenha alguma dúvida converse com o veterinário especializado ou acesse o site da Ipetshop e leia muitos conteúdos e esteja sempre atualizado.