Projetado para vestir o homem em eventos com um bastão, o que pode mantê-lo relaxado enquanto segue uma linha de roupas formais, a roupa de festa masculina agora é mais popular do que nunca. Esse tipo de roupa começou a ser muito popular nos anos 20 e 30, quando era usado, principalmente quando saía para tomar um drink antes do jantar, em círculos altos.
Hoje, a roupa de festa pode ser abordada desde eventos sociais até aniversários e até casamentos. Mas muitos de nós ainda temos o dilema das regras de estilo. Temos que usar terno? Somos permitidos jeans ou tênis masculinos em justaposições semi-formais com outras peças mais sóbrias?
Há muitas perguntas para as quais alguns homens não sabem a resposta correta. No entanto, existem algumas regras que podem lançar luz sobre essa abordagem do código de vestimenta, que, embora relativamente formal, deixa espaço para criatividade e cunho pessoal.
Antes de mais nada, ela usa roupas de corte impecável – terno ou blazer com calça de tecido e mantém o espectro de cores em uma linha neutra – preto, azul marinho, cinza escuro. Em nenhum caso você escolhe cores fortes e neon e evita a integração de peças esportivas e casuais na roupa.
Aqui estão as peças-chave da roupa de coquetel e como você pode combiná-las para obter a roupa certa.
O traje de duas peças deve seguir a linha do corpo
Escolha sempre um terno de duas peças ou combine uma jaqueta com lapela entalhada ou pontiaguda com calças slim fit. O terno pode ser preto clássico ou, para um visual mais contemporâneo, marinho ou cinza.
Escolha cinza claro para eventos de verão e cinza escuro para a estação fria. Você também pode explorar com tons verde-oliva, cáqui ou bordô. Em geral, as impressões devem ser mantidas sob controle.
Apenas xadrezes minimalistas ou listras muito finas são permitidos. Em vez disso, a textura do material pode fazer a diferença se você quiser se destacar. Mohair ou tecido de espinha de peixe são os melhores.
Sapatos Oxford são a escolha perfeita
Complete a roupa de festa com um par de sapatos oxford pretos ou marrons. Os designs Oxford ou brogue são os mais adequados para este código de vestimenta.
Alternativamente, em algumas situações, você pode escolher um padrão de tira de monge. Mocassins são permitidos, em modelos penny e com borlas, somente se o evento não for muito formal.
A camisa de festa masculina deve combinar com a cor do terno
Escolha uma camisa lisa, azul, branca ou verde clara ao usar uma jaqueta xadrez ou listrada. Se a jaqueta for simples, você pode optar por uma camisa xadrez ou listrada sutil ou até mesmo um jacquard com estampa floral para um visual romântico.
E preste atenção especial à gola e punhos da camisa, que devem ser confeccionadas em tecido com textura plena e aparência rígida. Um colar macio parecerá muito casual. Evite abotoaduras francesas para botões. Estes são adequados para roupas de noite formais.
Gravata e lenço, dois essenciais
Existem poucas situações em que você pode abrir mão da gravata, mas para a grande maioria dos eventos isso é importante na roupa de coquetel. É a sua chance de dar um toque de personalidade ao look, escolhendo uma gravata de cor viva para um terno e camisa simples e minimalista.
O lenço também é indispensável na roupa de coquetel. Feita de seda, como a gravata, ela vem em cores ou estampas em contraste com o restante do look.